Calçadistas comemoram venda de espaços em feira internacional

Brazilian Footwear Show acontece em novembro na Fiergs

Crédito: Divulgação/Abicalçados

Quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior fora da Ásia, com um parque fabril que reúne mais de 4 mil fábricas de todos os portes. É esta a indústria que, a partir de novembro, realizará um outro marco histórico. Isso porque, entre os dias 21 e 23 daquele mês, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a NürnbergMesse Brasil, promove a estreia da Brazilian Footwear Show (BFSHOW), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS.

Conforme a Abicalçados, a nove meses de sua primeira edição, a feira calçadista já tem 85% dos espaços ocupados, com empresas de todos os portes e polos produtivos brasileiros. Será um evento feito pela indústria para o varejo, abrangendo todas as demandas e anseios do mercado, que busca uma mostra com otimização de custos, transparente e focada em negócios”, destaca o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. O dirigente conta que a nova feira foi uma demanda dos próprios empresários, que ganhou força a partir de 2020.

EXPANSÃO DE VENDAS

Com expectativa de crescimento de 1,6% na produção, alcançando mais de 860 milhões de pares produzidos em 2023, a indústria calçadista brasileira enxerga no evento uma oportunidade de expandir as vendas tanto no mercado doméstico quanto internacional. “As exportações, que foram alavanca do crescimento de cerca de 3% no ano passado, devem perder espaço para o mercado interno ao longo de 2023, mas serão igualmente importantes para o resultado global, já que hoje 15% do que produzimos é enviado para o exterior”, informa Ferreira.

“Antes de lançarmos oficialmente a BFSHOW, ouvimos, além das indústrias, os lojistas brasileiros sobre a percepção das feiras físicas em um cenário pós-pandemia. Foi a partir dos resultados dessa pesquisa que colocamos em prática a feira”, recorda o dirigente. “O setor aderiu à ideia de ter uma feira democrática, realizada e gerida pelas indústrias de calçados. Além de otimizar recursos, será um evento focado em negócios e extremamente transparente, inclusive com auditorias em relação aos números apresentados”, comenta.

O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, projeta uma feira pujante e com efetivação de negócios. Com expositores confirmados em todos os polos calçadistas brasileiros, a BFSHOW se notabiliza por unir grandes, médias e pequenas empresas, de diferentes nichos e estratégias de atuações.