Grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu neste domingo com mínimas novamente abaixo dos 10ºC. As madrugadas deste fim de semana tiveram condições térmicas mais próximas de maio e de fim de setembro com mínimas de um dígito em quase todas as cidades gaúchas. Nem o litoral, onde por efeito do mar esfria menos, escapou da temperatura baixa. Segundo a Metsul, a mínima foi de 2,7ºC em São Francisco de Paula, que também registrou a primeira geada do ano.
Outras mínimas foram de 3,4ºC em Herval, 3,7ºC em Pelotas (zona rural e baixada), 3,9ºC em Soledade, 4,7ºC em Canela (Parque do Caracol), 5,0ºC em Espumoso, 5,6ºC em Cambará do Sul, 6,7ºC em Caçapava do Sul, 7,0ºC em Três Coroas, 7,4ºC em Teutônia, 7,8ºC em Sarandi e 8,7ºC em Santa Rosa.
🥶 TEMPO | Primeira geada de 2023 em São Francisco de Paula (RS), em pleno 19 de fevereiro. Temperatura mínima desceu a 2,7°C no município em Tainhas. Ano passado, a primeira geada no município dos Aparados da Serra foi no dia 1° de abril. As fotografias são de Nilson Wolff. pic.twitter.com/vkdDddtbpz
— MetSul.com (@metsul) February 19, 2023
Na Grande Porto Alegre, mínima de 8,6ºC em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo. Em São Leopoldo, os termômetros indicaram 12,2ºC. Em Porto Alegre, no Centro, a temperatura não baixou de 16ºC pelo efeito da ilha de calor urbano, mas no Jardim Botânico desceu a 12,3ºC (mínima oficial da cidade) e a 10,6ºC em Belém Novo, na zona Sul da cidade. Para se ter ideia, a mínima média histórica de fevereiro em Porto Alegre é de 20,7ºC.
O frio começa a perde força a partir de agora. O sol e o ar seco permitem o aquecimento e a tarde será mais quente que a do sábado, embora ainda agradável. Faz um pouco de calor no Oeste, onde as máximas passam pouco acima de 30ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas, em geral, de 28ºC a 30ºC. O vento aumenta no fim da tarde e começo da noite, refrescando rápida e acentuadamente.