O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes foram recebidos, nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, para a primeira audiência com o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza na nova gestão estadual. Saúde, segurança pública, educação, mobilidade, cultura e a realização da segunda edição do South Summit em Porto Alegre foram pauta da reunião.
Conforme Melo, a prefeitura quer manter o diálogo para construir soluções compartilhadas nos temas que integram o Município e o Governo do Estado.
No âmbito da saúde, o prefeito manifestou a intenção de retomar o debate sobre o Programa Assistir. “O programa tem méritos, mas representa muitas perdas para a Região Metropolitana. Porto Alegre está com o seu sistema sobrecarregado, sendo responsável pelo atendimento de cidadãos de outras cidades e do interior. Precisamos avançar”, afirmou Melo. “Estamos abertos a isso, fazendo reuniões a fim de abrir a mesa de negociações”, disse o governador.
Na educação, Melo e Gomes apresentaram a proposta de estabelecer regime de colaboração em territórios de áreas escolares estaduais para viabilizar vagas na Educação Infantil. Na mobilidade, a pauta incluiu a integração do transporte e a construção para a rodoviária metropolitana.
Para fortalecer a segurança pública na Capital, o prefeito pautou iniciativas que a prefeitura está adotando para a qualificação da Guarda Municipal, com nomeação de novos profissionais e plano de carreira, e a integração tecnológica com o Estado. “Precisamos ampliar essa colaboração que já existe, entre a Guarda e as forças estaduais, para dar respostas ao cidadão na segurança pública”, reforçou o prefeito. “Vamos estreitar essa relação”, afirmou o governador, que abordou a melhora de índices de segurança pública no mais recente levantamento estadual.
4º Distrito
O esforço de revitalização do 4º Distrito também foi abordado. O vice-prefeito, que coordena o projeto no Município, reiterou a solicitação de cedência do prédio que foi sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol), na rua Comendador Tavares, 360, no bairro Navegantes. O objetivo é destinar o espaço à criação de uma escola social profissionalizante envolvendo atividades da área da gastronomia.
Ficou alinhado na reunião que prefeitura irá formalizar o conjunto de pautas para avançar de forma prática nos encaminhamentos com a equipe do Governo do Estado. Também participou da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.