CNC aponta que intenção de consumo das famílias subiu 1,3% em fevereiro

Na comparação com fevereiro de 2022, o indicador teve um crescimento de 23,3%

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Foto: Tânia Rêgo / Arquivo / Agência Brasil

Os brasileiros ficaram foram às compras em fevereiro. A estimativa tem como base dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quinta-feira, 16, com a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançando 1,3% em relação a janeiro. O ICF subiu a 95,7 pontos, o maior nível desde o início da pandemia de covid-19, embora ainda esteja em patamar considerado desfavorável (abaixo dos 100 pontos).

Na comparação com fevereiro de 2022, o indicador teve um crescimento de 23,3%. Na passagem de janeiro para fevereiro, o avanço na intenção de consumo foi puxado pelas famílias de renda mais baixa. No grupo que recebe até 10 salários mínimos mensais, o ICF subiu 1,1%, para 93,1 pontos, ainda na zona negativa, mas o patamar mais elevado desde março de 2020. No grupo mais rico, com renda familiar superior a dez salários mínimos mensais, a intenção de consumo teve ligeira alta de 0,1%, para 109,0 pontos, na zona favorável.

Em fevereiro comparado com o mês de janeiro, apenas um dos sete componentes do ICF registrou retração: acesso ao crédito, com queda de 0,5%, para 91,3 pontos. Os componentes com avanços em fevereiro ante janeiro foram emprego atual (0,2%, para 119,7 pontos), renda atual (1,6%, para 111,0 pontos), nível de consumo atual (0,8%, para 79,7 pontos), perspectiva profissional (0,4%, para 111,4 pontos), perspectiva de consumo (3,5%, para 101,8 pontos) e momento para aquisição de bens duráveis (1,1%, para 54,8 pontos).

Na comparação por gênero, a intenção de consumo avançou mais em fevereiro entre as mulheres, aumento de 2,7% ante janeiro, do que entre os homens, alta de 1,2%. Enquanto a satisfação com o nível de consumo e a expectativa de consumir nos próximos três meses cresceu mais entre o público feminino, os homens ficaram menos satisfeitos com o emprego e com as compras a prazo. Na comparação com fevereiro de 2022, houve alta de 26% na intenção de consumo das mulheres e 23,1% na dos homens.