PF cumpre 18 ordens judiciais contra integrantes de quadrilha no RS e SC

Duas organizações criminosas são investigadas pela disseminação de cédulas falsas

Foto: PF/Divulgação

Agentes da Polícia Federal cumprem 18 ordens judiciais contra dois grupos criminosos suspeitos de disseminar cédulas falsas de dinheiro em Passo Fundo e região. Conforme a PF, estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira 16 mandados de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Passo Fundo (07), Casca (01), Planalto (01), Erechim (05), Santa Maria (01), e em Lages (01), no Estado de Santa Catarina. Além disso, mais dois dos mandados de busca são cumpridos em unidades prisionais de Erechim e Santa Maria, com apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Segundo as investigações reveladas na Operação Denarius, ambas as quadrilhas tinham atuação distinta: uma está relacionada com o envio de cédulas falsas através dos Correios e o outra, com a aquisição de bens com o pagamento em notas falsas.

Nos municípios de Casca e Planalto, duas pessoas são suspeitas de adquirirem cédulas falsas através de redes sociais com o objetivo de, posteriormente, repassá-las no comércio da região com a aquisição de mercadorias.

Já em Passo Fundo e Erechim, duas organizações criminosas são investigadas por utilizar  perfis falsos, para efetuar negociações de aparelhos eletrônicos como celulares, videogames e outros equipamentos através da internet. Os produtos negociados eram adquiridos pelos criminosos com as cédulas falsas.

Os investigados irão responder por falsificação de moeda, introdução em circulação de moeda falsa e associação criminosa. De acordo com a PF, as quadrilhas também possuem ligação com o tráfico de drogas e facção criminosa.