O esquenta para o Carnaval 2023 apresenta reflexo no stor de alimentação fora do lar de todo o país, com perspectiva de aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em cidades com festas tradicionais, o setor deve faturar até 30% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O movimento deve crescer em todas as regiões, com destaque para Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). No Rio Grande do Sul, a tendência é de alta no faturamento dos estabelecimentos localizados no litoral, mas também com perspectiva positiva para Porto Alegre.
“A expectativa do Carnaval é sempre de ter bom movimento, principalmente nas praias e regiões turísticas. Em comparação com o ano passado que ainda estava em pandemia, o período tende a ser melhor esse ano, com as pessoas mais dispostas a sair, encontrar os amigos e consumir”, detalha João Melo, presidente da Abrasel no estado.
Durante o Carnaval, restaurantes em regiões não-litorâneas observam redução do tráfego durante os dias de folia. Esta queda, porém, não reflete a realidade dos bares, que mantêm as portas abertas para aproveitar a movimentação dos circuitos.
“Mesmo esvaziando um pouco, as celebrações de rua em Porto Alegre movimenta os bares e alguns restaurantes da cidade. O carnaval acaba sendo disperso, com a capital tendo blocos e alguma agitação nas ruas e muita gente saindo da cidade buscando o litoral. Em 2023, é possível que tenha um faturamento melhor”, reforça Melo.