Chafariz do Mercado Público volta a funcionar em Porto Alegre

Instalada em 2012, fonte revitalizada custou cerca de R$ 480 mil

Foto: Fabiano do Amaral/CP

O chafariz do Mercado Público de Porto Alegre voltou a funcionar, na noite desta quarta-feira, no Centro Histórico. A reinauguração da fonte, instalada em 2012, havia sido marcada inicialmente para a terça-feira, mas acabou transferida para o dia seguinte devido à chuva forte que atingiu a capital. Localizado no Largo Glênio Peres, o chafariz integra um conjunto de obras de revitalização previstas no programa Centro+.

Com investimento de cerca de R$ 480 mil, as obras para revitalizar o chafariz começaram em fevereiro de 2022. Entre as partes recuperadas da fonte, a elétrica e hidráulica do novo sistema de bombas submersas, que agora auxilia no escoamento correto da água. Já a grelha para ventilação ganhou uma tampa de concreto, com a cisterna que recebe água para o bombeamento do chafariz aprofundada. Além disso, o local passa a contar com um novo piso e componentes de automação.

Presente no evento, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, destacou que o chafariz vai ser útil para a paisagem do local e para amenizar o calor do verão da capital. “Isso é mais uma forma de agrado, carinho para a população um chafariz enfeitando e também refrescando as pessoas nesse calor, assim a gurizada vai poder brincar, correr, curtir a água, além de embelezar o Mercado Público”.

O prefeito Sebastião Melo chegou ao local minutos antes de o chafariz entrar em funcionamento, mais precisamente às 19h25min. “A gente espera agora que outros chafarizes possam surgir. Isso aqui é mais um atrativo do centro, assim como a pintura do Mercado Público, o prédio Esqueletão que nós estamos chegando numa solução, o muro na Mauá, a Praça da Matriz. Há uma atenção para todos os bairros, mas especialmente na alma da cidade, que é o Centro”, explicou.

Também acompanhou a ação o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, que enfatizou a visão de que o centro da capital merece uma atenção especial. “O Centro Histórico de Porto Alegre é muito bonito, é potencialmente comparável aos mais bonitos centros históricos do mundo (…) Precisamos melhorar o espaço urbano que historicamente vem sendo degradado e mal cuidado. Então a reinauguração desse chafariz que estava fechado há dez anos está inserido nesse contexto de revitalização do Centro”, frisou.