Prazo de entrega do IR 2022 vai de 15 de março a 31 de maio, diz Receita

Período, que tradicionalmente termina no final do mês de abril, foi ampliado este ano pelo fisco

Receita orienta contribuintes na entrega do imposto de renda | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023, ano-base 2022, começa no dia 15 de março e termina em 31 de maio. A informação foi divulgada pela Receita Federal nesta terça-feira, 14, ampliando o prazo que tradicionalmente termina no final do mês de abril. Com isso, os contribuintes terão, nesse ano, um prazo maior para apresentar o documento ao Fisco.

No ano passado, a Receita Federal recebeu 36.322.912 de declarações de Imposto de Renda 2022 — um recorde, segundo o órgão. A meta inicial era de 34,1 milhões de documentos recebidos, o que representou a ampliação de 2,2 milhões a mais que o esperado. As novas regras da DIRPF/2023 serão anunciadas, em coletiva à imprensa, no dia 27 de fevereiro.

De acordo com a Receita Federal, a alteração tem o objetivo de permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida, com todas as informações de forma automática. No ano passado, a declaração pré-preenchida pôde ser utilizada por todos os contribuintes que possuam conta gov.br nos níveis ouro ou prata, opção que existe desde 2014, mas era necessário ter certificado digital para utilizá-la, o que restringia o número de usuários.

O recurso permite o preenchimento de quase toda a declaração de forma automática, com base na Declaração de Imposto Retido na Fonte (Dirf) das pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e de prestadores de serviços de saúde. São usadas também as informações do contribuinte no ano anterior.