Chuva derruba temperatura em 12ºC na capital e vento supera 100km/h na fronteira Oeste

MetSul Meteorologia reforça alerta de risco elevado de temporais ainda nesta terça, com potencial de danos graves

Fotos: Ricardo Giusti/CP

A chuva que atingiu a região Metropolitana, na tarde desta terça-feira, impactou de maneira expressiva a temperatura na capital. Após dias de calor extremo e abafamento, o termômetro em frente à Prefeitura passou a apontar 27°C, perto das 16h15min. Mais cedo, às 13h, as marcas eram de 39°C.

Segundo a MetSul, a chuva prevista na capital deve permanecer forte e volumosa, até o fim da terça-feira. No entanto, sem impacto para reverter a estiagem – que já levou 297 gaúchos a decretarem situação de emergência. Nesta semana, Porto Alegre deve ter só mais um episódio de chuva, entre quinta e sexta.

A virada do tempo também provocou transtornos durante a tarde. Uma árvore de grande porte caiu sobre o portão de um prédio na rua Cônego Viana, no bairro Rio Branco, deixando fios energizados sobre a via. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito precisou ser totalmente bloqueado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A previsão é de que chuvas ainda mais intensas ocorram no fim da tarde, e não somente da capital. A MetSul Meteorologia reforça o alerta de risco elevado de temporais, com potencial de danos graves. A maior preocupação é o risco de vendavais localizados, com rajadas que podem ser intensas, ainda que localmente.

Foto: Felipe Freitas / Especial

Vento forte atingiu fronteira Oeste

Tempestades com vento de até 103 km/h ingressaram no Rio Grande do Sul pela fronteira Oeste, na tarde desta terça. Vídeos publicados em redes sociais mostraram que o vendaval levantou uma nuvem de poeira em cidades da região, onde o solo vem sendo castigado desde dezembro pela estiagem.

A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Quaraí anotou vento de 98 km/h. Em Livramento, o vento bateu em 83 km/h. Já em Uruguaiana, rajadas de até 103 km/h foram registradas no Aeroporto Rubem Berta.

Nas próximas horas, conforme a MetSul, a instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul com chuva e temporais em todas as regiões. Em algumas cidades mais ao Norte gaúcho, a instabilidade só chega no fim do dia ou nas primeiras horas da quarta. Na região de Porto Alegre e área Metropolitana, o período de maior risco é o da noite desta terça.

Principais cuidados durante a chuva intensa

A Defesa Civil reforça medidas preventivas que devem ser adotadas em caso de chuva forte:

• Evite transitar na rua durante as chuvas;
• Abrigue-se em local seguro;
• Não enfrente o mau tempo;
• Mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias;
• Não entre em alagamentos;
• Observe alterações nas encostas;
• Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).