Carnaval de Rua: Prefeitura da Capital tem nova reunião para definir festejos

Secretário da Cultura de Porto Alegre, Henry Ventura, defende construção conjunta dos blocos e entidades envolvidas

Foto: Anselmo Cunha/PMPA

A realização do Carnaval de rua de Porto Alegre deve dar mais um passo na semana que antecede os festejos oficiais. Em entrevista à Rádio Guaíba, o secretário da Cultura da Capital, Henry Ventura garantiu muito diálogo com os blocos participantes. Segundo ele, a viabilidade do carnaval de rua não pode ser uma construção unilateral do governo municipal.

“A gente tá trabalhando em um processo continuado. O carnaval não é apenas nas datas da próxima semana. Essa é uma pauta que a comunidade carnavalesca vem cobrando muito. Reconhecemos que nós temos que melhorar e avançar muito. Nós estamos nesse processo em conjunto com os blocos. A ideia é formatar modelos e uma estrutura que pare em pé. Não vamos pensar que uma estrutura vai surgir do dia pra noite, tem que ser algo continuado e o fomento é o caminho”, afirma.

Nesta segunda-feira, às 19h na Casa de Cultura Plauto Cruz, o executivo municipal volta a se reunir com os diretores dos blocos que pretendem participar das atividades na Capital. A expectativa é finalizar a criação do comitê sobre o carnaval de blocos.

O escritório de eventos de Porto Alegre será peça importante no processo de organização das datas e viabilidade das festividades. Até sexta-feira passada (10), a prefeitura havia recebido dez solicitações de blocos de rua, entidades carnavalescas e bares de Porto Alegre para a realização de eventos no mês de fevereiro. Destes pedidos, três já foram licenciados e os demais aguardam liberação para o uso do espaço público. Os pedidos estão sendo analisados e, em alguns casos, aguardam envio de documentação.

Henry Ventura defende ainda um diálogo permanente ao longo do ano e não somente nessa época. Embora haja previsão de recurso para a festa, diretores de blocos participantes afirmam ter apreensão na realização dos eventos. A tendência é que muitos deles acontecem “fora de época”.

Na semana passada, a prefeitura já havia se reunido com algumas lideranças e gestores para apresentar o edital de fomento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultura (Fumproarte) destina para esse festejo. Na ocasião, cerca de 40 blocos participaram da reunião.

Agenda blocos de rua e festas carnavalescas

Terça-feira, 14 – Quinta em azul e Branco da Bambas da Orgia: na rua Voluntários da Pátria, entre o número 1145 na esquina com a rua Ernesto Alves até o número 1511, esquina com Ramiro Barcelos. Das 16h às 22h.

Sábado, 18 – Carnaval de rua com o Bloco Fusca Azul. Na rua Santos Dumont, 710, bairro Floresta. Das 10h às 23h40.

Sábado, 18 – Bloco da Praça: Carnaval dos moradores do entorno da Praça Israel, no Menino Deus. Das 8h às 20h.

Domingo, 19 – Carnaval no Bom Fim: evento na rua Bento Figueiredo entre a rua Felipe Camarão e a rua Ramiro Barcelos. Apresentação com banda de samba. Das 16h às 23h.

Domingo, 19 – Carna Fuga: evento do Bar Fuga, no 4º Distrito, tendo como atração o Bloco da Laje. Das 12h às 23h59.

Domingo, 19 – Bailinho da Lopo: Tradicional Carnaval de rua na Cidade Baixa, na Lopo Gonçalves. Das 15h às 22h.

Terça-feira, 21 – Ensaio de rua da Estado Maior da Restinga. Das 18h às 23h.