Porto Alegre convoca lideranças de Carnaval para discutir edital sobre blocos de rua

Calendário segue sem definição de datas, mas Secretaria espera que desfiles ocorram neste ano

Foto: Alex Rocha / PMPA / Divulgação

A uma semana do início do Carnaval em todo o País, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) convocou as lideranças dos blocos de rua de Porto Alegre para uma reunião, na noite de segunda-feira, na Casa de Cultura Plauto Cruz. O objetivo é articular, em conjunto, a formação de uma comissão que vai deliberar sobre os editais de fomento e eventos descentralizados de um futuro carnaval de rua na capital, ainda sem calendário definido. Um primeiro encontro ocorreu em 31 de janeiro, mas sem resolução concreta.

O secretário da Cultura, Henry Ventura, explica que a proposta é construir um edital que atenda às necessidades de blocos que, neste ano, sairão às ruas, pela primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19. “Estamos trabalhando pelos blocos de Carnaval em um edital estruturante, maior do que os já realizados até hoje”, enfatiza.

No início do ano, a Secretaria encaminhou uma proposta inédita de edital de fomento aos blocos de rua via Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística de Porto Alegre (Fumproarte), a fim de fortalecer as agremiações para as festividades. O recurso vai ser disponibilizado para atender às propostas elencadas pelos blocos, que terão de enviar projetos à Pasta.

Outra possibilidade é a de que os blocos recebam verba de um edital de eventos descentralizados para 2023, com previsão de lançamento para o primeiro semestre, operado também pelo Fumproarte.

Desfiles
Alguns desfiles já receberam apoio neste ano, alega a Prefeitura. Em 22 de janeiro, na Restinga, três blocos saíram pelo bairro com recursos do edital de eventos descentralizados de 2022. O pré-carnaval da Praça Brigadeiro Sampaio, neste domingo, às 15h, também recebe apoio da Secretaria.

Eventos avulsos seguem pedindo inscrições
O Escritório de Eventos, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), recebeu até sexta-feira dez solicitações de blocos de rua, entidades carnavalescas e bares de Porto Alegre para a realização de eventos em fevereiro. Desses, três foram licenciados e os demais seguem aguardando liberação para o uso do espaço público.

Veja alguns eventos de Carnaval fora do calendário oficial de Porto Alegre:  

Sábado, 11 – Carnafênix: evento de Carnaval dos bares localizados na rua Cabral, entre a Miguel Tostes e a São Manoel. Das 14h às 23h59min.

Sábado, 11 – Pré-Carnaval Macuco: pré-carnaval da cervejaria que completou cinco anos no Centro Histórico com apresentação de duas bandas carnavalescas, na rua General Auto 267, entre os números 271 e 247. Das 11h às 23h45min.

Terça-feira, 14 – Quinta em azul e Branco da Bambas da Orgia: na rua Voluntários da Pátria, entre o número 1145 na esquina com a rua Ernesto Alves até o número 1511, esquina com Ramiro Barcelos. Das 16h às 22h.

Sábado, 18 – Carnaval de rua com o Bloco Fusca Azul. Local a definir. Das 10h às 23h40min)

Sábado, 18 – Bloco da Praça: Carnaval dos moradores do entorno da Praça Israel, no Menino Deus. Das 8h às 20h.

Domingo, 19 – Carnaval no Bom Fim: evento na rua Bento Figueiredo entre a rua Felipe Camarão e a rua Ramiro Barcelos. Apresentação com banda de samba. Das 16h às 23h.

Domingo, 19 – Carna Fuga: evento do Bar Fuga, no 4º Distrito, tendo como atração o Bloco da Laje. Das 12h às 23h59min.

Domingo, 19 – Bailinho da Lopo: tradicional Carnaval de rua na Cidade Baixa, na Lopo Gonçalves. Das 15h às 22h.

Terça-feira, 21 – ensaio de rua da Estado Maior da Restinga. Das 18h às 23h.