Covid: Porto Alegre passa, nesta 4ª, a vacinar bebês de 6 meses a menores de 3 anos sem comorbidades

A aplicação para este público ocorre nas unidades de saúde Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, Santa Marta e Tristeza

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou que a rede pública passa, nesta quarta-feira, a vacinar contra a Covid-19 bebês de seis meses a menores de 3 anos sem comorbidades. A aplicação para esse público vai ocorrer nas unidades de saúde Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, Santa Marta e Tristeza.

O esquema vacinal para esse grupo prevê três doses: a segunda deve ser feita 28 dias (quatro semanas) após a primeira e a terceira oito semanas após a segunda. A ampliação do público ocorre após a chegada de mais uma remessa de doses da Pfizer Baby.

A vacinação para adultos e crianças de outras idades também prossegue, mas em locais diferentes. A primeira dose para crianças de 3 e 4 anos passa a ser aplicada em três unidades de saúde, das 8h às 21h: Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza e Santa Marta. Nos mesmos locais, também pode ser encontrada a segunda dose. Crianças entre 3 e 4 anos vacinadas com a Coronavac – que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses – podem ter acesso à terceira dose nas unidades de saúde Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, Santa Marta e Tristeza.

Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação pode ser feita em nove unidades de saúde, com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, Santa Marta, São Carlos e Tristeza. Primeira e segunda doses podem ser encontradas em todos os locais.

Para a faixa de público a partir de 12 anos, a vacinação prossegue em 37 locais: Shopping João Pessoa (até as 17h) e 36 unidades de saúde – nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Primeira, segunda, terceira e quarta doses seguem disponíveis em todas as unidades de referência.

A quarta dose segue disponível para pessoas com idade a partir de 18 anos e que tenham se vacinado com a terceira dose há mais de quatro meses. Nesse público, podem ser utilizadas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da fabricante aplicada anteriormente.