Semana na economia tem IPCA de janeiro no foco das atenções de investidores

Na terça, com a presença do governador do estado, Eduardo Leite, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debate com governadores a recomposição fiscal dos Estados e do Distrito Federal

Crédito: Freepik

Os primeiros dias de fevereiro, depois de uma semana de decisões em Brasília, ainda remete a atenção dos investidores para Brasília. A semana será de divulgação de indicadores econômicos e de movimentação de lideranças da área do governo Federal.

As movimentações começam com a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central, com as expectativas de mais 100 instituições financeiras sobre a economia brasileira. Ainda nesta segunda-feira, 6, Aloizio Mercadante vai tomar posse, oficialmente, como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ex-ministro de Dilma Rousseff, Mercadante concentrou desconfiança do mercado financeiro para o cargo, fato que vai render atenção dos investidores.

Não bastasse isso, a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, nesta terça-feira, 7, com as explicações e justificativas pela manutenção da taxa Selic em 13,75%pela quarta vez consecutiva, vai despertar a atenção de todo. No mesmo dia, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debate com governadores a recomposição fiscal dos Estados e do Distrito Federal, depois da queda de arrecadação causada pelas leis complementares 192 e 194.

A única divulgação prevista do Ministério da Fazenda será a do Relatório Mensal de Garantias Honradas (RMGH) referente a janeiro. O documento, que será divulgado na terça-feira, 7, tem dados da Secretaria do Tesouro Nacional sobre garantias de empréstimos tomados por Estados e municípios.

Outro destaque da semana econômica é a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, que será divulgado na quinta-feira, 9. O mercado projeta alta de 0,57% em relação a dezembro. Além disso, outros dois indicadores econômicos também merecem atenção do mercado pelo que deverão trazer de indicativo: as vendas do varejo e, na sexta, 10, os dados do setor de serviços referentes ao mês de dezembro do ano passado.