PF pede autorização do STF para devolver celulares de Ibaneis, Valdemar e Marcos do Val

Aparelhos já tiveram dados extraídos pelo Instituto Nacional de Criminalística

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O delegado da Polícia Federal Raphael Soares Astini pediu, nesta sexta-feira, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para devolver os celulares do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; e do senador Marcos do Val (Podemos-ES). De acordo com Astini, os aparelhos já tiveram os dados extraídos pelo Instituto Nacional de Criminalística.

Investigado após os atos de vandalismo, o governador do DF, afastado em 8 de janeiro, entregou o aparelho de forma voluntária à corporação após ter a casa e o escritório alvos de busca e apreensão por parte da PF. Os policiais também estiveram no Palácio do Buriti, ainda em janeiro.

Valdemar prestou depoimento à Polícia Federal nessa quinta-feira por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que afirmou ter tido acesso à minuta de um decreto que previa um golpe de Estado envolvendo um decreto para mudar o resultado das eleições presidenciais de 2022 e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A corporação também ouviu nessa quinta-feira o senador Marcos do Val, que usou as redes sociais para falar sobre um suposto plano de golpe de Estado envolvendo o ex-deputado Daniel Silveira e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).