Sol aparece, mas RS vai ter instabilidade no feriado

Temperaturas seguem elevadas e quinta deve ter máximas acima de 30ºC

Foto: Guilherme Almeida/CP

O sol chega a aparecer com nuvens no Rio Grande do Sul, mas no decorrer desta quinta a nebulosidade aumenta. Chove em todas as regiões, sobretudo da tarde para a noite. É alto o risco de chuva forte a torrencial localizada e podem ocorrer temporais localizados com vento forte e granizo.

Dia é quente e abafado, mas as máximas sobem menos que na quarta. Em Porto Alegre, sol e nuvens com marcas ao redor de 30ºC de manhã na procissão de Navegantes. Na costa, as celebrações de Iemanjá se dão com sol, mas a chuva chega na segunda metade do dia.

As mínimas atingem 16ºC em São José dos Ausentes e 18ºC em Caxias do Sul. Jà as máximas podem chegar a 35ºC em Santa Maria e Santa Rosa. Porto Alegre registra marcas entre 23ºC e 33ºC. No litoral Norte, a temperatura varia entre 22ºC e 31º.

Desde o começo da semana, o Rio Grande do Sul vem registrando pancadas localizadas de chuva, que ocorrem mais da tarde para a noite, como consequência do calor que gera nuvens de maior desenvolvimento vertical. São pancadas não raro isoladíssimas, que em uma cidade atingem poucos bairros, e que ocorrem enquanto há sol em outras partes do mesmo município.

O cenário muda a partir desta quinta-feira, com uma área de baixa pressão. Com isso, pancadas de chuva devem ser esperadas na maioria dos municípios entre a tarde e a noite, sendo provável que já de manhã chova em alguns locais do interior gaúcho. A chuva, embora atinja a maior parte do território, ainda deve ser irregular e com enorme variabilidade de volumes de um ponto para outro, inclusive dentro da área urbana de uma mesma cidade.

Uma vez que a área de baixa pressão age sobre a costa, setores da Metade Leste devem ser os mais beneficiados com chuva na sexta, alertando-se para o risco de chuva intensa em alguns locais com possibilidade de transtornos, como alagamento.

O fim de semana ainda vai ter chuva em parte do mapa do RS. No sábado, a maior probabilidade de precipitação se dá no Sul e no Leste, permanecendo o risco de pancadas localmente fortes. Na Metade Oeste, o tempo seco predomina. No domingo, a chuva atinge um número muito menor de cidades e o sol prevalecer. O Sul e o Leste gaúcho, outra vez, serão as áreas com maior chance de instabilidade.