BC abre acesso ao Registrato pelo sistema gov.br a partir desta quarta

Objetivo da mudança é unificar o acesso da sociedade a todos os serviços do Governo Federal

Foto: Enildo Amaral / Banco Central / R7

O acesso ao Registrato, sistema do Banco Central que concentra diferentes informações financeiras do cidadão, será feito a partir desta quarta-feira, 1, exclusivamente pela conta gov.br, que tem cadastro gratuito. A informação foi divulgada pelo Banco Central ao destacar que a conta gov.br já é usada em outros sistemas, inclusivo da autoridade monetária.

O objetivo da mudança, conforme o BC, é unificar o acesso da sociedade a todos os serviços do Governo Federal, trazendo mais comodidade para o cidadão. O sistema Registrato também permite a consulta a informações sobre empréstimos que a pessoa tenha em seu nome, sobre seus relacionamentos no sistema financeiro e quantas chaves Pix têm cadastradas.

Segundo o BC, de fevereiro a junho de 2022, os usuários preferiram a conta gov.br para acessar os sistemas do órgão, mesmo quando havia outras opções disponíveis. No Fale Conosco, a conta gov.br foi utilizada em 97% dos acessos no período e em 82% dos casos para Registro Declaratório Eletrônico — Investimento Estrangeiro Direto.

“O acesso ao Registrato exclusivamente por meio da conta gov.br a partir de fevereiro de 2023 faz parte de um movimento mais amplo, que fará com que o acesso aos demais sistemas do BC que exigem identificação para a segurança das informações pessoais passem a ser realizados apenas pela conta gov.br”, explicou o BC, em nota.