RS deve ser alvo de novos temporais neste fim de semana

Neste sábado, maior risco é para a metade Sul gaúcha, Campanha e fronteira com o Uruguai

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

É alto o risco de tempo severo no Sul do Brasil neste fim de semana, alerta a MetSul Meteorologia. Sábado e domingo terão condições favoráveis ao registro de instabilidade, embora, nas próximas horas, o calor mais intenso no Rio Grande do Sul persista. Apesar da virada do tempo, os temporais não devem ser generalizados, conforme a previsão.

Neste sábado, o maior risco para a metade Sul gaúcha, a Campanha e a fronteira com o Uruguai. A MetSul, por outro lado, ressalta que não se pode afastar o risco de tempo severo em outras áreas do Rio Grande do Sul neste sábado. Isso porque o calor tende a ser excessivo, com máximas perto ou acima de 40ºC. Já nesta manhã eram observadas nuvens convectivas sobre a metade Norte gaúcha que podem dar origem a temporais na segunda metade do dia.

O calor vai ser muito intenso hoje no Rio Grande do Sul, com marcas bastante acima do normal mesmo para janeiro. A Grande Porto Alegre deve ter máximas generalizadas de 37ºC a 39ºC e até superiores. Nos vales do Rio Pardo, Caí e Taquari, 40ºC ou 41ºC à tarde em alguns pontos dessas regiões. Passo Fundo pode chegar a 37ºC e a área de Carazinho e Sarandi pode ficar entre 38ºC e 40ºC.

Sob esse cenário de calor extremo, qualquer nuvem localizada que se formar vai ser capaz de gerar temporal forte a severo com chuva intensa isolada, vento forte a isoladamente destrutivo e granizo de variado tamanho.

No domingo, o risco de temporais vai ser maior na metade Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná enquanto no Oeste e no Sul gaúcho o tempo melhora.