Indicador da confiança do varejo tem a segunda queda seguida, diz CNC

Intenção de contratar novos funcionários caiu 6,7% comparado com dezembro, para 122,9 pontos.

Crédito: Freepik

Os varejistas estão mais pessimistas em relação ao cenário para 2023. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 3,6% em janeiro, para 119 pontos. Esta é a segunda queda consecutiva do indicador, e 1,7% abaixo do mesmo período de 2022, e foi ainda pior na intenção de contratar novos funcionários, com queda de 6,7% comparado com dezembro de 2022, para 122,9 pontos.

A CNC destaca que agora em janeiro, três tópicos componentes do Icec mostraram queda. É o caso dos recuos em condições atuais (-2,5%); expectativas (-6,4%) e intenções de investimentos (-4%). Para a economista da CNC, Izis Ferreira, no primeiro mês do ano, um terço dos comerciantes entrevistados acham que a economia vai piorar. Na Peic de janeiro, 31,4% foi a parcela de varejistas que acreditam em piora na economia, nos próximos meses.

“Os comerciantes vêm apontando, há dois meses, deterioração rápida das expectativas sobre o desempenho da atividade econômica e do comércio no primeiro semestre deste ano”, afirmou ela, em nota.

A técnica da CNC lembrou que os varejistas já sentem redução das vendas e, por isso, estão reajustando o planejamento para 2023. “A piora na percepção das condições atuais e das expectativas está levando os comerciantes a reavaliar investimentos na empresa e na recomposição dos estoques”, afirmou a economia, no informe. Do total de comerciantes, 42,4% pretendem reduzir investimentos, na leitura da Peic de janeiro.