Descida da Borges, nesta sexta, marca abertura do Carnaval 2023 em Porto Alegre

Evento começa a partir das 20h, em um palco montado na avenida Borges de Medeiros, entre o Largo Glênio Peres e a Praça Montevidéu

Foto: PMPA

A tradicional Descida da Borges, realizada nesta sexta-feira, dá o pontapé inicial para o Carnaval 2023 em Porto Alegre. O evento começa a partir das 20h, em um palco montado na avenida Borges de Medeiros, entre o Largo Glênio Peres e a Praça Montevidéu.

Conforme a Secretaria Municipal de Cultura, no palco, irão se apresentar as escolas campeãs do Carnaval 2022: Grêmio Recreativo Entidade Social Beneficente Cultural Escola de Samba Filhos de Maria (campeã série Bronze); Realeza (campeã série Prata) e Imperadores do Samba (campeã série Ouro).

Vale destacar que na edição deste ano, não haverá a tradicional descida dos carnavalescos devido às obras de revitalização e urbanização do Quadrilátero Central.
Na ocasião, o prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes, irá entregar a chave da cidade para a Corte do Carnaval, composta pelo rei Momo Pablo Japa; a a rainha Virgínia Rosa (Filhos de Maria) e as princesas Andrieli Paré Brum (União da Vila do IAPI) e Bruna Campos (Fidalgos e Aristocratas).

Alterações no trânsito

A descida da Borges já provoca mudanças no trânsito desde ONTEM a tarde. A avenida Borges de Medeiros – entre o Largo Glênio Peres e o Paço Municipal – está bloqueada até o término do evento, na madrugada de sábado.

O desvio para quem trafega de carro na região vai utilizar é a rua Uruguai. Já o ponto de táxi da Borges de Medeiros, em frente à Loja Lebes, vai ser transferido para a rua Uruguai, a partir do fim da tarde desta quinta.

A EPTC garante reforço nas linhas de ônibus da madrugada para atender os foliões. Além dessas e da C5 da Carris, a M10 e a M98 ganharão uma viagem extra cada. O horário extra da M10 sai da Borges de Medeiros, próximo ao Viaduto Otávio Rocha, às 0h40 e o da M98, à 1h, da Salgado Filho esquina com a Borges de Medeiros.

Sambas-enredo

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, será realizada a Mostra do Samba, com os sambas-enredo das escolas. O evento acontecerá entre 20h e 1h, na quadra da Escola Imperatriz Dona Leopoldina (Estrada Martim Félix Berta, 38 – Rubem Berta).

Desfiles

Já nos dias 3 e 4 de março, ocorrerão os desfiles das escolas de samba no Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte.

Recursos

Por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, a prefeitura repassou R$ 2,286 milhões para as escolas de samba dos grupos Ouro, Prata, Bronze e tribos. Os recursos são do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e de emendas parlamentares.