Quase 60% dos temporários são efetivados pelos lojistas, aponta Sindilojas POA

Presidente do Sindilojas Porto Alegre mostra otimismo com os dados

Foto: Agência Brasil/R7

A efetivação de funcionários que foram contratados como temporários no fim do ano passado alcançou os 56,1% na sondagem realizada neste mês de janeiro pelo Sindilojas Porto Alegre. Em setembro do 2022, o Sindilojas POA havia feito um levantamento com lojistas sobre a possibilidade da contratação de trabalhadores temporários para atuar no fim do ano, data de maior movimento no comércio varejista.

Na época, o resultado obtido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas POA era de que 76% dos entrevistados viam como boas as chances de efetivar o funcionário após o período como temporário na empresa. No levantamento, 100% dos respondentes disseram estar satisfeitos com o desempenho do funcionário efetivado. A média de colaboradores que conseguiram migrar do modelo “temporário” para “CLT” foi de 1.4 funcionários por loja que fez a promoção.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, enxerga com otimismo os dados do levantamento realizado. “Esse número apresentado pela nossa pesquisa reflete o bom movimento das vendas de fim de ano, garantindo emprego e renda a mais pessoas”. Arcione argumenta que esse movimento pode ser a arrancada para a retomada. “Mais contratações confirmam a expectativa de mais vendas e uma economia mais forte”.