Ações da Petrobras caem após aprovação do nome de Jean Paul Prates para a presidência da estatal

Político do PT teve o nome aprovado por unanimidade para assumir o comando da empresa

Senador Jean Paul Prates | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

As ações da Petrobras entraram em queda na bolsa de valores, nesta quinta-feira. A retração ocorre após Jean Paul Prates ter o nome aprovado, por unanimidade, para ser o novo presidente da empresa. Às 15h43min, os papéis ordinários da empresa brasileira caíam 2,8%, com preço de R$ 29,54. As ações preferenciais também caíam 2,9%, com preço de R$ 26,15.

Prates se licenciou do cargo de senador pelo PT nesta semana. Como parlamentar, chegou a propor um fundo para utilizar o dinheiro pago pela Petrobras aos acionistas e outros recursos para estabilizar o preço dos combustíveis. Hoje, os valores são atrelados ao preço no mercado estrangeiro.

A política de preços é um dos pontos sensíveis da empresa, na avaliação de Prates. Durante os trabalhos na equipe de transição, ele afirmou que a metodologia deve ser uma política de governo, e não de Estado.

A Petrobras adota o modelo de PPI (Preço de Paridade Internacional), fazendo com o que o preço da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Jean Paul Prates se reúne ainda nesta tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, ambos devem começar a discutir nomes que poderão ser indicados pelo governo ao conselho de administração, dentre outros temas.

Nomeação
O conselho de administração da Petrobras aprovou a nomeação de Prates, por unanimidade, nesta quinta. Agora, o nome precisa ser validado pela assembleia-geral de acionistas, que deve ser convocada com um mês de antecedência. Além da presidência, Prates deve integrar o conselho de administração da Petrobras.

O político assumiu como senador pelo PT do Rio Grande do Norte em 2019, quando a então senadora Fátima Bezerra tomou posse como governadora. Ele era suplente da petista, eleita senadora em 2014. Prates não concorreu nas eleições de 2022 e, portanto, o mandato dele termina em 31 de janeiro deste ano.

Lula confirmou a indicação de Prates à presidência da Petrobras em 30 de dezembro. Advogado e economista, ele acumula quase 30 anos de experiência no setor de petróleo e gás, tendo sido consultor antes de seguir a carreira política.

Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Prates é mestre em Economia e Gestão de Petróleo, Gás e Motores pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP School) e mestre em Política Energética e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia.