Ministério indica mais 78 municípios brasileiros para ativar o 5G

No Rio Grande do Sul a ativação envolve as cidades de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Mais 78 municípios brasileiros terão a possibilidade de ativar o 5G. O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), do qual o Ministério das Comunicações (MCom) é integrante, autorizou as prestadoras a solicitarem o licenciamento e ativações de estações de 5G nestas localidades a partir desta quarta-feira, 25. Estas localidades estão próximas de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes, e no Rio Grande do Sul envolverá as cidades de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos.

A liberação beneficia dez estados: São Paulo (45 municípios), Minas Gerais (10), Santa Catarina (5), Pará (4), Espírito Santo (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2) e Bahia (1). Com isso, até o momento, 140 municípios já foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone e mais de 7 mil antenas já foram licenciadas, o que significa que 38,5% da população brasileira – cerca de 82 milhões de pessoas – pode ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras e com aparelhos compatíveis.

Em reunião realizada nesta terça-feira, 24, também foi definido um planejamento no qual 1.610 cidades devem ter a faixa liberada ainda neste primeiro semestre de 2023. A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.