Demanda por Crédito do Consumidor registra alta de 4,5% em 2022, diz Boa Vista

Resultado representa queda de 1,3% na comparação com 2021

Foto: Flipar / R7

O indicador da Boa Vista de Demanda por Crédito do Consumidor registrou uma alta de 0,2% entre os meses de novembro e dezembro e encerrou o quarto trimestre do ano passado 2,8% a frente do trimestre imediatamente anterior. O resultado representa queda de 1,3% na comparação interanual e de 0,2% na comparação entre quarto trimestre de 2022 contra igual período de 2021. Com o resultado, o indicador encerrou o ano de 2022 em alta de 4,5%, mas se manteve numa trajetória de desaceleração que tende a ser verificada, também, ao longo de 2023.

As aberturas do indicador apresentaram comportamentos distintos ao longo do ano, embora ambas tenham registrado alta na comparação do quarto trimestre de 2022 com o terceiro trimestre do mesmo ano, de 0,7% no segmento “Não Financeiro” e de 5,9% no segmento “Financeiro”. Em dezembro foi observada alta de 0,7% no segmento “Não Financeiro” e queda de 0,6% no segmento “Financeiro” nas comparações mensais. Já na comparação entre os últimos trimestres de 2021 e 2022, queda de 7,3% no segmento “Não Financeiro” e alta de 10,3% no “Financeiro”.

Na análise de longo prazo o crescimento do segmento “Financeiro” foi de 15,8%, menor do que o registro de 2021, quando cresceu 18,1%, e a tendência é de que essa curva se mantenha numa trajetória de desaceleração. O segmento “Não Financeiro” registrou a terceira queda anual consecutiva, desta vez de 3,0%. O indicador já havia recuado 2,2% em 2021 e 23,8% em 2020 em função, claro, da pandemia, que por muito tempo impossibilitou o acesso dos consumidores ao crédito nas instituições não-financeiras.