Confiança do consumidor no país inicia o ano em queda de 2,2 pontos, diz FGV

Desempenho reflete um pessimismo em relação aos próximos meses

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Os consumidores brasileiros iniciaram 2023 com a confiança em queda, cenário estimulado pelo pessimismo em relação aos próximos meses. É o que revelam os dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta quarta-feira, 25. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV caiu de 2,2 pontos, atingindo 85,8 pontos.

Conforme a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt,  “a percepção sobre a situação atual não se altera muito em relação aos meses anteriores, ou seja, há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa atual não se altera muito em relação aos meses anteriores, ou seja, há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses”.

O Índice de Situação Atual (ISA) subiu de 70,9 em dezembro para 71,1 em janeiro, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 3,6 pontos, para 96,7 pontos, retornando a nível abaixo da neutralidade.