Estiagem pode resultar em perdas de 35 a 70% em lavouras da região Metropolitana, estima Granpal

Presidente do órgão, prefeito de Nova Santa Rita também declarou que vai decretar estado de emergência no município

Foto: Cotrijal / CP Memória

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) declarou à Rádio Guaíba, nesta segunda-feira, que deve concluir até o fim da tarde um levantamento sobre as perdas causadas pela estiagem em lavouras de 16 cidades. Rodrigo Battistella, que também é prefeito de Nova Santa Rita, declarou que deve publicar um decreto de emergência na cidade, nesta terça, e estimou prejuízos de até 70% em lavouras de municípios do órgão.

“A média de perdas, em Nova Santa Rita, é entre 35% e 70%, dependendo das culturas. Estou decretando emergência aqui, amanhã. É uma média que acredito que deva acompanhar os demais municípios. Todos têm, praticamente, a mesma pluralidade de soja, arroz e milho”, declarou o prefeito.

O representante da Granpal adiantou que há uma reunião prevista com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, para tratar do assunto. Segundo ele, o risco de prejuízos financeiros aos pequenos agricultores e a falta de alimento aos bovinos aparecem como algumas das maiores preocupações.

“Em que podemos agir? Primeiro, fazer o decreto de calamidade para agricultores que tiverem retirado financiamento, para eles poderem renegociar isso junto aos bancos. E também para que os prefeitos possam agir dentro de uma emergencialidade. A segunda preocupação é a questão da silagem do gado, que nós já começamos a distribuir agora. Ou seja, quando chegar o inverno, vai faltar alimentação para os bovinos”, enfatizou.