Lula demite comandante do Exército

Júlio César de Arruda será substituído pelo atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, neste sábado, o comandante do Exército, general Júlio | Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, neste sábado, o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. Segundo o jornal o Estado de São Paulo, o substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Ontem, Arruda participou de uma reunião com Lula e o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro e os comandantes da Marinha e da Aeronáutica.

O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva afirmou nesta sexta que o resultado das urnas deve ser respeitado. Ele fez a primeira manifestação pública desde os atos golpistas de 8 de janeiro.

“Vamos continuar garantindo a nossa democracia, porque a democracia pressupõe liberdade e garantias individuais e públicas. E é o regime do povo, de alternância de poder. É o voto. E, quando a gente vota, tem de respeitar o resultado da urna”, disse.

A demissão de Arruda ocorreu após indisposição do governo com o Exército em razão da invasão das sedes dos três poderes em 8 de janeiro. Parte dos extremistas que atacaram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

Júlio Arruda foi nomeado para o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, em um acordo entre o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e a gestão Lula, que se preparava para assumir o poder.

Biografia

O general do Exército Júlio César de Arruda ingressou na carreira militar aos 15 anos. Em 1974, foi aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

De lá, ingressou diretamente na Academia Militar das Agulhas Negras, onde chegou a exercer o posto de comandante. Trata-se do único estabelecimento de ensino superior que forma os oficiais combatentes de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares e de politica, estratégia e alta administração do Exército, possui cursos básicos de paraquedista, básico de montanhismo, mestre de salto, ações de comandos e forças especiais e dos estágios básico e avançado de salto livre.