O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou por volta das 11h desta sexta-feira uma reunião com os comandantes das Forças Armadas, no Palácio do Planalto. Esse é o segundo encontro do chefe do Executivo com os militares desde os atos extremistas de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes.
No encontro, Lula cobrou dos comandantes Julio Cesar de Arruda (Exército), Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica) que combatam casos de politização na tropa. A reunião também é um esforço de aproximar o presidente da caserna, após o petista dizer que havia perdido confiança em parte das Forças. A relação entre Lula e os militares se deteriorou após os ataques no DF.
O encontro, articulado pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, teve participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que esteve em um almoço com os comandantes na terça-feira. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, também esteve na reunião. Lula o chamou para apresentar aos comandantes um projeto de modernização da base industrial de defesa.
*Com informações da Agência Estado (AE)