Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, na região de Encruzilhada, alguns olivais têm pontualmente dificuldades naqueles pomares mais jovens em que a árvore ainda não está tão adulta e estão tendo que ser irrigados devido à estiagem. “De regra geral, está sob controle dentro da normalidade, e a preocupação vem agora onde precisamos de uma incidência de chuvas, tem que ter umidade para as azeitonas continuarem crescendo. Mas acredito que vai haver esta precipitação e deveremos ter uma colheita no mínimo igual ao ano passado”, observa.
O dirigente ressalta que mesmo que haja alguma quebra em algum pomar, outras árvores deverão apresentar crescimento se tornando adultas este ano e terão uma produção que compensará. “A expectativa é que a gente fique dentro dos 500 mil litros de azeites dentro do Estado”, projeta.
Quanto à questão da solenidade de Abertura da Colheita da Oliva, Fernandes avalia que a organização está com um bom andamento. “Alinhamos os últimos detalhes com a prefeitura de Encruzilhada do Sul, com a Secretaria da Agricultura do Estado e também com a própria secretaria de Turismo que estará presente no evento. As estruturas estão sendo selecionadas e aguardamos a presença das autoridades, público técnico, associados do Ibraoliva e todos os produtores de oliveiras do Estado do Rio Grande do Sul”, destaca.
A programação inicia às 9h com estações técnicas e mostras de produtos da olivicultura e coloniais da região. Já a solenidade de abertura com a presença de autoridades ocorrerá às 10h30min. A 11ª edição da Abertura da Colheita da Oliva é realizada pelo Ibraoliva, Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria da Agricultura, Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Ministério da Agricultura.