O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), confirmou a saída do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Gunter Axt, por meio de uma carta de agradecimento. A alteração na pasta, onde há meses Axt vinha enfrentando desgastes, já era esperada e a mudança também deve ter um viés político. Isso porque a titularidade da Pasta deve ficar com o PSDB, fazendo com que o partido, com o qual houve ruído devido o posicionamento do MDB porto-alegrense nas eleições estaduais, passe a compor o primeiro escalão da gestão de Melo.
O prefeito agradeceu ao ex-secretário por “dividir com a cidade a rica trajetória de conhecimento e respeito no meio conquistados como historiador” e disposição de contribuir com Porto Alegre. O prefeito lembrou no texto do cenário da pandemia e da entrega de projetos considerados importantes como o auxílio emergencial Giba Giba para mais de 4,5 mil trabalhadores e a oferta de cestas básicas aos profissionais da cultura.
Ele também citou a retomada de eventos como o Acampamento Farroupilha, Carnaval, blocos de rua, Descida da Borges, Noite dos Museus e a Feira do Livro, além da programação dos 250 anos da capital e o início do projeto de implantação do Museu de Arte de Porto Alegre no Paço Municipal.
“Um trabalho que deixa marcas e entregas para a evolução da cultura e exaltação da história da nossa capital gaúcha. Fica o meu agradecimento por todo o esforço empenhado nos dois anos de parceria e pela grandeza neste momento de transição”, afirmou Melo, na mensagem direcionada ao agora ex-secretário.
Reunião e substituto
Henry Ventura, adjunto na pasta no governo de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e suplente de vereador da bancada tucana, é o mais cotado para assumir, conforme adiantado pela colunista do Correio do Povo, Taline Oppitz. Uma reunião de Melo com representantes do diretório do PSDB de Porto Alegre e vereadores da bancada ocorre hoje às 17h, na Câmara de Vereadores da capital.
O encontro deve encaminhar a retomada da união entre as duas siglas no âmbito municipal, embora, conforme o presidente municipal do PSDB, Moisés Barboza, não haja ligação com o cenário para as eleições de 2024 e a disputa pela prefeitura.