A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) nova denúncia contra mais cinco acusados de participarem dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
No documento, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, chefe do grupo de investigação dos atos, sustenta que os denunciados participaram da invasão e depredação da sede da Corte.
Quatro dos cinco investigados foram presos dentro das instalações no momento da depredação. O quinto acabou sendo identificado por meio de um vídeo publicado nas redes sociais no qual aparece erguendo um exemplar da Constituição, furtado na entrada do plenário.
Os denunciados vão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
A procuradoria informou que a identificação dos envolvidos continua e novas denúncias serão apresentadas nos próximos dias. Na segunda-feira, a PGR denunciou os primeiros 39 investigados e pediu a prisão preventiva do grupo (por tempo indeterminado).