O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou com grandes expectativas por parte da população brasileira. Para 55% dos 2 mil entrevistados ouvidos em pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira, o petista vai fazer um governo melhor do que Jair Bolsonaro (PL). O levantamento, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, também mostra que, para 14%, a gestão de Lula deve ser igual à do ex-chefe do Executivo. Já 25% preveem um governo pior que o anterior.
Segundo a pesquisa Ipec, 64% dos brasileiros entendem que o País está no caminho certo com a liderança do petista e os anúncios da nova gestão. Na outra ponta, 26% dizem que o Brasil está no caminho errado. Uma parcela de 9% dos entrevistados não respondeu.
Mesmo com uma parcela de dois terços da população acreditando que o País está no caminho certo, o presidente Lula ainda provoca a desconfiança de 41%. Outros 54% dizem confiar no petista, enquanto 4% não sabem ou não responderam.
Os dados sugerem a persistência da fragmentação que marcou a campanha eleitoral e o próprio resultado das eleições, com a vitória apertada de Lula.
O início do governo, marcado pela invasão das sedes dos três Poderes, pode agravar o conflito. Embora a pesquisa tenha sido aplicada também depois dos acontecimentos do dia 8, o levantamento não chegou a tratar do ataque.
A coleta de dados ocorreu entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2023 e incluiu entrevistas a 2.000 brasileiros com mais de 16 anos, com margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95%.