A Polícia Federal (PF) prendeu uma pessoa durante a operação Ulysses, nesta segunda-feira, que busca cumprir cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária contra suspeitos de participar e financiar os atos de vandalismo ocorridos no dia 8 deste mês na praça dos Três Poderes, em Brasília. Celulares e computadores também foram apreendidos.
Os alvos são investigados por associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais.
Segundo a PF, a investigação começou com o objetivo de identificar lideranças locais que bloquearam as rodovias que cortam Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e organizaram as manifestações em frente aos quartéis do Exército na cidade.
Os agentes também investigavam a participação dos suspeitos e de outras lideranças na organização e financiamento dos atos que resultaram na depredação dos prédios públicos no Distrito Federal, há cerca de uma semana.
Na apuração dos crimes, os agentes conseguiram elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos.