Estiagem: governo federal já reconheceu emergência em 22 cidades gaúchas

Das 106 prefeituras que notificaram perdas, 93 tiveram o decreto recebido em Porto Alegre

Baixa do nível do rio Gravataí preocupa. Foto: Alina Souza/CP

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, em portaria publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU), situação de emergência em mais 13 cidades gaúchas afetadas pela estiagem. A lista abrange Agudo, Boa Vista do Incra, Vista Alegre, Cerro Branco, São Pedro das Missões, Cristal do Sul, Liberato Salzano, Santa Maria, Mata, Paraíso do Sul, Vista Gaúcha, Novo Tiradentes e Rio dos Índios. Com isso, chega a 22 o número de prefeituras com decretos aprovados pela União.

A estiagem, que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim do ano passado, já levou 107 prefeitos a notificarem perdas, com 97 decretos recebidos pela Defesa Civil estadual até o momento. Desses, 35 foram homologados pelo governo gaúcho.

O secretário da Casa Civil, Artur Lemos, disse que a situação é monitorada. Segundo ele, o plano de enfrentamento à estiagem vai ser atualizado, tendo como eixos prioritários o combate à fome e ao desabastecimento de água, assim como a distribuição de cestas básicas e a aquisição, por parte do governo, de produtos da agricultura familiar. Já o Fórum Permanente de Combate à Estiagem solicita medidas que amenizem os efeitos econômicos e sociais desencadeados pela falta de chuva.