OMS pede dados mais detalhados sobre situação de Covid-19 na China

País relatou quase 60 mil mortes relacionadas à doença

Foto: Tyrone Siu / Reprodução / ABr

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu à China neste sábado que forneça dados mais detalhados sobre a situação de Covid-19 no país. O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, solicitou informações adicionais durante uma conversa por telefone com o diretor da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, segundo um comunicado da organização.

A China informou hoje que registrou quase 60 mil mortes relacionadas à Covid-19 em pouco mais de um mês, o primeiro grande número de mortes publicado pelo governo desde que flexibilizou rígidas medidas sanitárias em dezembro.

O número abrange 5.503 mortes causadas por insuficiência respiratória diretamente devido ao vírus e 54.435 mortes causadas por doenças subjacentes combinadas com a Covid, disse Jiao.

A China é acusada de não declarar todas as mortes causadas pelo vírus desde que abandonou a política de “covid zero” em dezembro. Segundo as autoridades de saúde, a idade média dos falecidos é de 80,3 anos e mais de 90% das vítimas mortais tinham mais de 65. A maioria sofria de doenças subjacentes.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)