Prévia do PIB do Banco Central tem recudo de 0,55% em novembro

Parcial do ano do IBC-Br tem aumento de 3,26% e, em 12 meses até novembro, teve alta de 3,15%.

Crédito: Divulgação/Abicalçados

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,55% em novembro, na comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 13, no quarto mês seguido de recuo do nível de atividade da economia brasileira. Na comparação com novembro do ano passado, o indicador registrou crescimento de 1,65%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 0,4%., com desaceleração frente ao ano passado, quando o PIB registrou expansão de 5%. Para este ano, conforme o Relatório Focus, o mercado financeiro estima uma alta de 3,03% para o PIB, caindo ara 0,78% na expectativa para 2023.

Já o IBC-Br do BC é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB, mas os resultados nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE. No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, o nível de atividade da economia brasileira registrou expansão de 3,26%. No acumulado de 12 meses, conforme dados da autoridade monetária, o indicador apresentou crescimento de 3,15% até novembro.