As vendas no varejo brasileiro em dezembro tiveram um crescimento real de 1,3%, em comparação com o mesmo mês de 2021. Os dados são da empresa de meios de pagamento Cielo divulgados nesta quinta-feira, 12. Em termos nominais, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 10,2%. A avaliação é que o varejo perdeu parte do ritmo vigoroso observado meses atrás apesar de mostrar recuperação.
“O mês de dezembro marca o 14º seguido de crescimento das vendas. A cada mês que passa, a base de comparação do ano anterior está mais distante dos efeitos de quarentena, o que implica em mais brandos do que vimos ao longo dos anos de 2021 e 2022, uma vez que estamos comparando períodos com normalidade da atividade econômica”, afirmou o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, em comunicado.
A Cielo apurou que os setores de bens não duráveis e serviços registraram crescimento em relação a dezembro de 2021, mas bens duráveis e semiduráveis sofreram queda.