PF recupera réplica da Constituição levada do STF por extremistas no domingo

Agentes encontraram o item, roubado do Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, em São Lourenço, cidade ao sul de Minas Gerais

Foto: Redes Sociais/Reprodução

A Polícia Federal recuperou a réplica da Constituição roubada durante os ataques de extremistas aos prédios da Praça dos Três Poderes no domingo, informou hoje o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Os agentes encontraram o exemplar em São Lourenço, sul de Minas Gerais, com um dos participantes dos atos de vandalismo. O Ministério da Justiça não informou se prendeu esse homem.

Vídeos compartilhados em redes sociais mostraram um manifestante com a réplica da Carta Magna. O exemplar roubado era exposto no Salão Branco do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), que ficou destruído após a ação de domingo. O livro original está, intacto, no museu da Corte.

O prédio do Supremo ficou destruído no fim de semana. Vidraças laterais do prédio foram atingidas com pedaços de madeira, pedras, mesas, cadeiras, extintores e outros materiais usados pelos invasores. Os vândalos tentaram ainda atear fogo no gabinete da presidência do STF.

Poltronas do plenário foram arrancadas, assim como câmeras de segurança e de transmissão ao vivo. Estátuas, relógios e itens históricos e culturais foram roubados ou atirados de dentro para a parte externa do prédio.

Nesta quinta, foram coletadas impressões digitais, fios de cabelo, suor e até fezes e urina, que podem ser usados em exames de DNA para identificar os invasores.