O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) investiga a invasão da conta do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na noite dessa terça-feira. O perfil segue sob comando do invasor.
A localização do usuário consta como “Líbano” e o perfil de Leite teve a foto excluída. O hacker também “fechou” o canal para não seguidores.
O delegado responsável pelo caso, André Anicet, explicou o andamento da investigação: “Os primeiros passos relacionados à invasão do perfil, o primeiro deles: fazer a preservação daquele perfil, porque caso ele seja apagado, a gente consegue ainda ter acesso aos dados junto à plataforma, no Twitter. Posteriormente, para identificar os autores desses acessos indevidos, vamos ter que fazer uma representação judicial. Depende de uma ordem judicial para que o Twitter depois forneça os logs de acesso desse perfil, para a gente tentar identificar quem é o responsável por essa invasão”, detalha.
Esse é o segundo hackeamento da conta de Leite no Twitter neste ano. Questionado sobre uma suposta relação entre os ataques, Anicet citou ser preliminar para determinar.
“É muito preliminar a gente dizer. A gente, agora, com esse trabalho, pode solicitar todos esses logs de acesso do perfil para verificar quem invadiu. Com esses IPS de acesso, a gente pode identificar posteriormente se é aquele do dia 1º [de janeiro] ou não, se são as mesmas pessoas.”
Até o momento, conforme o delegado, não houve pedido de resgate da conta por parte do hacker.