O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (Comitesinos) decidiu suspender, a partir desta terça-feira (10), a captação de água aos produtores rurais em toda a bacia do Rio dos Sinos. A medida, que vem acompanhada de alerta, se dá em razão do baixo nível registrado na estação de bombeamento de Campo Bom, na tarde dessa segunda-feira. A partir de agora, os agricultores estão sendo informados da medida.
Toda e qualquer captação superficial de água distinta ao abastecimento humano está proibida. Segundo a resolução, será suspenso o bombeamento de água para irrigação do arroz na bacia do Rio dos Sinos sempre que o nível estiver igual ou inferior a 50 cm medidos a partir do crivo da bomba de captação de água bruta do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (SEMAE), e/ou estiver igual ou inferior a 120 cm medidos na régua georreferenciada nas bombas de captação de água bruta da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), em Campo Bom. Na medição dessa segunda-feira, o nível atingiu 114 cm na régua em questão.
Em caso de constatação de captações irregulares (sem outorga) ou de captações na Bacia do Rio dos Sinos em dias em que as captações estão suspensas a população poderá fazer denúncias através do e-mail [email protected] ou preencher o formulário eletrônico através do site da SEMA/RS.