A Casa Civil convocou para esta quarta-feira, às 16h30min, uma reunião para tratar da estiagem com presença do governador Eduardo Leite e entidades que fazem parte do Fórum Permanente de Combate à Estiagem, dentre elas a Farsul, a Famurs e a Ocergs. A reunião deve estabelecer medidas para combater os efeitos da estiagem, em ação conjunta com diferentes agentes, como discutido em reunião de alinhamento nesta terça-feira com a Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
“A reunião de hoje serviu para alinhar as ações que a gente pode tomar com vistas a dar celeridade ao Programa Avançar e definir ações que a gente possa complementarmente tomar em relação à estiagem”, disse o secretário da Agricultura, Giovani Feltes. Mas, segundo ele, o responsável por definir a pauta da reunião de quarta-feira é o governador Eduardo Leite, quem a convocou.
Na última quinta-feira, Feltes também se reuniu com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulo Ricardo Salerno, quando tratou sobre a construção de microaçudes, em andamento em diferentes municípios do Estado, mas que ainda enfrenta entrave burocrático. De acordo com Salerno, enquanto alguns municípios já constroem os microaçudes, outros seguem em processo de licitação. Os recursos para essa construção já foram entregues a 160 cidades.
Na reunião com o secretário, os prefeitos discutiram também a priorização da perfuração de poços artesianos sobre os açudes, uma vez que esses podem oferecer uma solução mais rápida neste momento de estiagem.