Mercado financeiro projeta baixo impacto dos atos antidemocráticos

Apesar disso, risco país tende a aumentar com a percepção de instabilidade política

Crédito: Freepick

A Bolsa e o dólar não tiveram grandes abalos após os atos antidemocráticos de domingo em Brasília. Analistas do mercado financeiro vem sendo consultados e se dividem com relação aos impactos na economia. Entretanto, há um consenso de que o reflexo deve ser de curto prazo e dependerá do impacto das respostas práticas do executivo, legislativo e judiciário aos ataques. Até as 15h, o dólar operava em alta acima dos 0,50%, cotado a R$ 5,26, enquanto a bolsa de valores também operava em alta de 0,56% acima de 109 mil pontos. Segundo cálculos feitos pela Bloomberg Economics, o aumento na incerteza política pode enfraquecer o real em 1,8%, reduzir o preço das ações em 3% e diminuir em cerca de 0,7 ponto percentual a atividade econômica em janeiro.

Para os analistas, as reações do governo podem ter aliviado as preocupações quanto a novos acontecimentos. Eles avaliam que para os investidores, os atos golpistas não devem trazer nenhuma mudança para o governo pois, embora os atos possam ser considerados graves, o mercado opera sempre à frente, e espera que a normalidade volte.

Na avaliação destes analistas, as invasões e os atos de vandalismo ganharam destaque em diversos jornais em todo o mundo, o que abala a imagem do Brasil para os investidores estrangeiros e aumenta o risco de colocar o dinheiro na Bolsa brasileira, dizem analistas.