Banco Central alerta sobre golpe do sistema do dinheiro “esquecido” em bancos

Consulta está suspensa desde abril do ano passado e não tem dada prevista de retorno

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O Banco Central alertou nesta sexta-feira, 6, sobre um volume quatro vezes maior que a média de consultas que apontam para informações falsas que envolvem o “Sistema de Valores a Receber” (SRV) — o recurso é um site que mostra se a pessoa tem dinheiro esquecido em instituições financeiras. Mensagens fraudulentas passaram a circular na internet nos últimos dias via WhatsApp para resgatar valores esquecidos no Banco Central imediatamente via Pix.

O texto destaca a urgência, com data de encerramento da consulta e faz com que as pessoas cliquem para ver se têm valores a resgatar, compartilhando dados pessoais. O BC emitiu um alerta para evitar que os consumidores caiam em golpes porque o sistema está suspenso desde abril de 2022, sem previsão de retorno.

Em sua página oficial no Twitter, o BC orienta os consumidores a ignorarem o conteúdo das mensagens e a não clicar em links suspeitos. Segundo o BC, esses links roubam senhas em redes sociais e pode instalar vírus e programas espiões no celular do usuário.Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais do órgão, jamais por aplicativos de mensagens ou SMS.