Bagé começa a racionar água a partir da próxima semana

Medida preventiva vai afetar toda a cidade, seis horas por dia

Foto: Maria Eduarda Lemos / Especial

Com o agravamento da estiagem que afeta o Rio Grande do Sul, a cidade de Bagé, na região da Campanha, decidiu racionar água a partir de 14 de janeiro. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto da cidade (Daeb) informou que o racionamento, preventivo, vai afetar todos os bairros durante seis horas diárias, das 23h às 5h.

A medida repete o que já havia sido feito no ano passado passado. A ideia é diminuir o consumo e desperdício de água para que as reservas hídricas não baixem ainda mais, o que pode resultar no aumento de horas de suspensão do fornecimento. Outras medidas para amenizar a estiagem também vêm sendo tomadas, como o aluguel de caminhões-pipa.

Pelo menos 44 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em razão da seca. Bagé ainda não optou pelo pedido de decreto, mas por lá não chove acima da média há quase cinco meses. Dezembro encerrou com apenas 44,6 milímetros de precipitação. Em janeiro, até o momento, foram registrados 8,6.

Com a escassez de chuvas, as barragens entraram em níveis preocupantes. A Sanga Rasa está 3,2 m abaixo do normal. Já a barragem do Piraí o nível é negativo em 2,15 m. A Emergencial, a menor das três barragens que compõem o abastecimento da cidade, está 0,35 m aquém.