Lojistas projetam aumento de vendas com o veraneio 2023

FCDL-RS projeta alta de até 15% em janeiro e fevereiro, na comparação com igual período de 2022

Crédito: Getty Images/iStockphoto

A temporada de verão que recém começou deve ser de grande movimento no litoral gaúcho, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontece o Carnaval 2023. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS estima que as vendas do comércio no litoral gaúcho sejam ampliadas podendo ter um crescimento de até 15% na comparação com o mesmo período de 2022, quando ainda existiam restrições à circulação dos veranistas.

“Existem fatores que devem estimular viagens internas pelas nossas praias. Um deles é a alta do dólar, que freia o turismo externo e acaba levando mais veranistas ao nosso litoral. As projeções de hotéis lotados, de dias quentes e propícios a estar na praia devem contribuir para que os gaúchos se voltem mais ao consumo nesse período. Por isso, é importante que os lojistas estejam preparados para dar conta de uma demanda crescente”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O dirigente lembra que bares, restaurantes, supermercados e lojas com vestuário leve, acessórios, calçados e produtos farmacêuticos devem concentrar a maior procura de parte dos consumidores. Ainda assim, mesmo os estabelecimentos que comercializam bens de maior valor agregado podem ter suas vendas ampliadas nesse período quando a população litorânea quase triplica.

Outro aspecto que o veraneio gaúcho favorece é o crescimento da procura por mão-de-obra. Com a expectativa de incremento das vendas, os comerciantes projetam contratar mais trabalhadores temporários, buscando ampliar suas equipes, algo que não aconteceu em 2022.

“Como o quadro de empregados de muitas empresas está reduzido, resultado ainda da pandemia, existe espaço para a contratação de colaboradores temporários, que podem vir a ser efetivados após esse período. O momento no litoral é de busca por trabalhadores temporários”, conclui Koch.