Crianças de 5 a 11 anos poderão tomar reforço de vacina contra a Covid

Em nota técnica publicada nesta quarta-feira, Ministério da Saúde autoriza aplicação de dose da Pfizer nesse grupo

FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Saúde autorizou, nesta quarta-feira, a aplicação de reforço da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. Em nota técnica, a pasta orienta que a dose seja feita com o imunizante pediátrico da Pfizer. Podem buscar o reforço todos aqueles nessa faixa etária que tomaram a segunda dose (CoronaVac ou Pfizer) há pelo menos quatro meses.

O embasamento para a recomendação leva em conta o aumento em até seis vezes dos níveis de anticorpos após a dose complementar. O ministério também considerou uma sub-análise com a vacina da Pfizer que apontou aumento de 36 vezes na produção de anticorpos contra a variante Ômicron do coronavírus em crianças de 5 a 11 anos.

“Mesmo quem perdeu o prazo recomendado, deve procurar um posto de vacinação. O Ministério da Saúde também recomenda a administração simultânea de vacinas Covid-19 com os outros imunizantes do calendário vacinal para proteger as crianças contra outras doenças”, reforça a pasta em comunicado.

No fim de dezembro, o ministério já havia ampliado a vacinação para crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, até então restrita àquelas com alguma comorbidade.