Combustíveis mais baratos e novo presidente da Petrobras agitam mercado hoje

Importadores alertam que preços da gasolina poderiam ser mas baixos

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O tema gasolina volta à cena dos acontecimentos nesta quarta-feira, 4, com a continuidade da queda de preço nos postos. Dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), revelam que o preço do litro da gasolina poderia ter uma redução de R$ 0,36 (defasagem de 11%) e de R$ 0,21 por litro no diesel (defasagem de 4%). Conforme a entidade, os preços da gasolina e do diesel nas refinarias da Petrobras voltaram a registrar defasagem no início deste ano em relação ao mercado internacional.

Em meio a isso, o atual presidente Caio Paes de Andrade comunicou ao conselho de administração da estatal sua renúncia ao cargo, no mesmo dia em que o Ministério das Minas e Energia confirmou o nome de Jean Paul Prates para comandar a Petrobras. A indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil da Presidência da República, o que poderá ser concluído em um dia.

Em comunicado ao mercado, a Petrobras confirmou ter recebido o ofício do Ministério de Minas e Energia sobre a indicação de Prates, e formalizada nesta quarta-feira pelo conselho. Foi nomeado um presidente interino da empresa, João Henrique Rittershaussen, diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção, que fica no cargo até a eleição e posse de um novo presidente.

O Ministério deve enviar à companhia um pedido de convocação de Assembleia Geral de Acionistas para a aprovação do nome Prates ao conselho. O estatuto da petroleira exige que o seu presidente seja escolhido pelo Conselho de Administração, dentre os seus membros.