Semana será marcada por decisões políticas com influência na economia

Investidores poderão acompanhar os primeiros passos da equipe econômica

Crédito: Getty Images/Blend Images

A primeira semana de 2022, a primeira semana de um novo governo eleito pela maioria dos brasileiros, será marcada por novas orientações, principalmente, por acontecimentos políticos e que afetam a economia. O primeiro deles já veio no final da tarde de domingo, 01, com o anúncio das primeiras Medidas Provisórias entre as quais a ampliação, por 60 dias, da desoneração dos combustíveis e a garantia do pagamento de R$ 600 do Bolsa Familia.

Os investidores poderão acompanhar os primeiros passos da equipe econômica que tem a frente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Claro, o tema do fiscal continua sendo o principal ponto de atenção do mercado.

As rotinas econômicas, no entanto, estão mantidas. Mesmo que a agenda no Brasil seja fraca e o principal indicador a ser divulgado seja a produção industrial de novembro. A segunda-feira, 2, tem a divulgação do Relatório Focus, com as expectativas de agentes de mais de 100 instituições para os principais indicadores da economia.

Também será uma semana em que haverá a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), o Copom do Banco Central americano. Na última reunião, em 14 de dezembro, o Federal Reserve elevou os juros básicos da economia dos EUA em 50 pontos-base, reduzindo o ritmo de aperto monetário. É um balizador para os investidores.