O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou mais dois novos secretários no início da tarde desta quinta-feira. Marjorie Kaufmann fica mantida à frente da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, enquanto o deputado federal reeleito Giovani Feltes (MDB) teve o nome confirmado na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
Além de ocupar a pasta do Meio Ambiente, Marjorie, que é doutora em geociência pela Unicamp, presidiu a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), entre 2019 e 2022, na primeira gestão do tucano.
Já Giovani Feltes atuou como vereador por 12 anos e prefeito de Campo Bom por três gestôes. Formado em Gestão Pública, chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa gaúcha em 1994, se reelegendo em 1998 e em 2010. Nas eleições gerais de 2014, conquistou uma cadeira de deputado federal, tendo se licenciado do cargo para assumir a Secretária da Fazenda do RS no governo de José Ivo Sartori. Já nas eleições de 2018, reelegeu-se deputado federal.
Ao todo, Eduardo Leite já confirmou 20 nomes de um total de 27 secretarias previstas após a reorganização administrativa do Executivo, aprovada na Assembleia Legislativa na semana passada.
Nesta quarta, o tucano já havia anunciado outros quatro nomes: o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), que vai assumir a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, e o deputado federal reeleito Danrlei (PSD), ex-goleiro do Grêmio, que volta para pasta de Esporte e Lazer. Além deles, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) vai comandar a Secretaria de Trabalho e do Desenvolvimento Profissional, e Pedro Capeluppi, assume como titular da Secretaria de Parcerias e Concessões.
Seguem pendentes de anúncio as Secretarias de Planejamento, Governança e Gestão; Turismo; Inovação, Ciência e Tecnologia; Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; e Habitação e Regularização Fundiária.
Já a Secretaria Extraordinária, também prevista na estrutura de governo aprovada pelo parlamento gaúcho, ainda não teve a criação definida. A pasta pode, ainda, ser colocada em prática apenas em um momento de necessidade.
Secretários já anunciados pelo governador reeleito
Casa Civil – Artur Lemos
Procuradoria-Geral do Estado – Eduardo Cunha da Costa (PGE)
Educação – Raquel Teixeira
Comunicação – Tânia Moreira
Casa Militar – Luciano Boeira
Fazenda – Pricilla Maria Santana
Segurança Pública – Sandro Caron
Obras Públicas – Izabel Matte
Assistência Social – Beto Fantinel
Saúde – Arita Bergmann
Desenvolvimento Rural – Ronaldo Santini
Logística e Transportes – Juvir Costella
Cultura – Beatriz Araújo
Desenvolvimento Econômico – Ernani Polo
Trabalho e Desenvolvimento Profissional – Gilmar Sossella
Parcerias e Concessões – Pedro Capeluppi
Sistemas Penal e Socioeducativo – Luiz Henrique Viana
Esporte e Lazer – Danrlei
Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – Giovani Feltes
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – Marjorie Kaufmann