Porto Alegre: Câmara devolve mais de R$ 50 milhões aos cofres do município

Presidente do Legislativo, Idenir Cecchin, atribuiu resultado a atuação dos vereadores em prol de "mandatos eficientes"

Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA/Divulgação

Em ato simbólico, realizado nesta terça-feira, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o presidente da Casa, vereador Idenir Cecchin (MDB), entregou ao prefeito Sebastião Melo (MDB) um cheque de R$ 51 milhões. O montante resulta de ações do Legislativo municipal com objetivo de reduzir custos em 2022.

Durante a cerimônia, Idenir Cecchin disse que a ação é fruto de um esforço coletivo. “É uma honra encerrarmos uma gestão marcada por debates e aprovações tão significativas, por tantas obras e melhorias na estrutura e no funcionamento da Câmara e, ainda assim, conseguirmos devolver um valor tão expressivo aos cofres públicos. Isso é resultado dos esforços dos vereadores que, cada vez mais, têm atuado para garantir mandatos eficientes, de resultados”, afirmou.

Na ocasião, o prefeito Sebastião Melo agradeceu ao presidente do Legislativo pela condução da Casa neste ano. Conforme o chefe do Executivo, o montante vai ser “destinado à prestação de serviços”.

Melhorias, mesmo com economia

Mesmo com a devolução de recursos, a Câmara Municipal passou por diversas melhorias em 2022, como a construção de um fraldário, um espaço inter-religioso, além da reforma do Salão Nobre e da revitalização da entrada principal do prédio, na avenida Loureiro da Silva, do pórtico principal e do Largo das Bandeiras.

Além disso, melhorias tecnológicas dos serviços legislativos também foram implementadas, incluindo a renovação do Parque Tecnológico, a instalação da Central de água purificada e a assinatura de um novo contrato que modernizou a TV Câmara.