As vendas do varejo no Natal de 2022 cresceram 10,5% comparado com o mesmo período do ano passado. A estimativa é do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) que acompanha 1,1 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos. No comércio eletrônico, o resultado representou um aumento de 18,4%, enquanto no varejo físico teve alta de 10%, ambos no período de 19 a 25 de dezembro.
Para o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, o fato do dia 25 de dezembro ter caído no domingo colaborou com o resultado. “O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, afirmou em nota.
Os melhores desempenhos foram registrados por turismo e transporte, com alta de 26,1% nas vendas, seguido por cosméticos e higiene pessoal (+23%), livrarias, papelarias e afins (+22%), óticas e joalherias (+17%) e drogarias e farmácias (+15,3%).